Moodle 2.0: Habilitando repositórios – Sistema de arquivos

robot-documents-iconPara quem utiliza já há algum tempo as novas versões do Moodle sabe que a forma de armazenamento de arquivos mudou da versão 1.9 para a versão 2.0 do Moodle. Assim, além dos repositórios gratuitos em nuvem que podem ser vinculados ao Moodle, existe uma outra maneira de armazenar arquivos que é através de repositórios criados no próprio servidor. Muitas pessoas desconhecem essa possibilidade e por isso neste post vou ensiná-los a configurar essa opção.

O primeiro passo a seguir é habilitar o repositório Sistema de Arquivos em:

Página inicial ► Administração do site ► Plugins ► Repositórios ► Gerenciar repositórios

E na opção Sistema de Arquivos, escolher a Opção Habilitar e Visível.

Depois é necessário clicar em Configurações ao lado do nome Sistema de Arquivos e então vamos criar as pastas para a organização.

Para isso é só clicar em Criar uma instância de repositório e criar as pastas.

Uma sugestão que sempre dou é uma organização que fique clara para todos dentro da equipe. O que pode ser feito é por exemplo separar através de pastas hierárquicas como segue abaixo:

Instituição
/Semestre
/Curso
/Materiais Complementares
…Materiais Bases
…Imagens

Importante saber que essa configuração permitirá acesso a todos os arquivos de todos os cursos pelos usuários de nível professor. Por isso essa organização precisa ser bem planejada.

Depois disso é necessário enviar os arquivos para as pastas correspondentes porém somente é possível fazer isso através de um gerenciador de arquivos externo, ou seja, ter acesso FTP, leia esse post para saber mais. Normalmente esse gerenciamento é feito pelo administrador do Moodle da instituição.

Depois de tudo configurado o sistema de envio de arquivos ficará como na imagem a seguir, no exemplo as pastas criadas são chamadas de Arquivos e Imagens.

sistema_arquivos_moodle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *