Consultoria em Educação a Distância – EAD

A Consultoria em Educação a Distância (EAD) um serviço especializado de acordo com o que a Instituição necessita. Envolve antes de tudo a abordagem sobre o cenário da instituição em relação ao projeto de implantação.

Nosso trabalho envolve orientação técnica e pedagógica em todas as etapas do processo desde a concepção, elaboração e implementação do projeto.

A seguir descrevemos em detalhes cada etapa.

1. Planejamento

Esta etapa é a principal de todo o projeto, é quando o planejamento das ações futuras acontece. Se um projeto não é bem planejado a chance de dar errado é grande, e isso está relacionado com as diretrizes da instituição e seus objetivos. Neste momento deverá ser desenvolvida a documentação norteadora sobre o projeto dentro da Instituição, a criação de fluxo dos processos dos envolvidos, a equipe que atuará e a definição do cronograma associado ao fluxo de processo.

2. Implantação

A fase de implantação é quando o projeto começa a sair do papel, nesta etapa deverá ser escolhido o ambiente virtual de aprendizagem, deve-se instalar e configurar a plataforma, organizá-la estruturalmente e prepará-la para os cursos que vão ser desenvolvidos.

3. Formação da equipe

Depois de definida a equipe que irá atuar no processo (Etapa de Planejamento), neste momento os profissionais devem ter uma formação em relação a metodologia de Educação a Distância e sobre o papel específico de cada um no processo como um todo.

4. Produção de Conteúdo

Este é o momento de produzir de conteúdo, a consultoria visa orientar os profissionais na elaboração dos conteúdos desde o planejamento até ao material final.

5. Acompanhamento do processo de desenvolvimento de materiais e montagem

Depois do material ser concluído, faremos uma análise dos materiais produzidos e possível alterações para a modalidade EAD.

Neste momento iremos acompanhar junto à equipe a montagem dos materiais na plataforma. Isso envolve design, configuração das ferramentas, utilização das melhores ferramentas de acordo com cada necessidade, testes e validação para o curso ir para o ar.

6. Avaliação dos resultados

Depois do lançamento do projeto, o momento é de avaliar tudo o que se passou e o que foi aprendido com isso. Quando um curso é lançado e o processo todo é avaliado, na maioria das vezes são necessárias mudanças. Estas podem estar relacionadas com. por exemplo, o material, a equipe, a entrega ou a mediação, e isso acontece.  Após toda a equipe passar por este longo processo adquiri-se experiência e todos começam a entender melhor a dinâmica do projeto, assim a mudança é natural. Nós estaremos auxiliando nesse processo de apontar o que pode ser melhorado e como, sempre visando a qualidade do projeto.

 

Todas estas etapas servem como forma de maturação da instituição e da equipe a partir de uma mudança de metodologia de ensino que é a educação a distância. Muitos acham que desenvolver um curso na modalidade presencial é o mesmo que desenvolver um curso na modalidade a distância, e esse é o primeiro erro. A consultoria, além de tudo isso, visa desvendar alguns mitos e aplicar a maneira mais correta possível para um projeto ter sucesso.

Conheça 5 coisas que você precisa saber para oferecer cursos a distância?

Caso a sua instituição esteja iniciando um projeto na Educação a Distância ou já iniciou e ainda não deslanchou, talvez você precise de uma consultoria. Estamos disponíveis para ajudá-lo, entre em contato conosco.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *