Estratégia pedagógica de utilização da ferramenta Glossário

A atividade Glossário permite que os alunos criem e mantenham uma lista de termos ou definições, como um dicionário.

Um professor pode permitir que arquivos ou imagens sejam anexados nos itens do Glossário. Os termos podem ficar organizados por ordem alfabética, por categoria, data ou autor, assim como é possível encontra-los por meio de um campo de busca. Os termos podem ser configurados para que sejam aprovados por um professor antes que fiquem públicos.

Se habilitado é possível criar, automaticamente, links entre termos alocados no Glossário e no conteúdo do curso.

glossario

Um professor pode permitir comentários, e a atividade pode ser configurada para valer nota, pois por padrão não é.

O glossário é uma ferramenta que possui várias configurações e com boa criatividade pode ser utilizado de diferentes maneiras.

Alguns exemplos de utilização:

  • Um banco colaborativo de itens chaves;
  • Um espaço de apresentação onde novos estudantes adicionam seus nomes e detalhes pessoais;
  • Centralização de dicas ou melhores práticas sobre algum item;
  • Uma área de compartilhamento de vídeos, imagens ou arquivos de sons;
  • Como recurso de revisão de fatos a serem lembrados.

E você já utilizou o glossário?

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *