Entrevista com Martin Dougiamas, o criador do Moodle

Martin Dougiamas, criador e fundador do Moodle esteve presente no último Moodle Moot, evento para interessados na plataforma de educação a distância Moodle, que aconteceu nos dias 28 e 29 de abril no Mackenzie – leia o resumo do que aconteceu no evento. Foi a primeira vez que Martin Dougiamas participou do evento no Brasil, o australiano deu palestras,  participou de mesa redonda, tirou muitas fotos e interagiu com toda a comunidade Moodle brasileira ao longo dos dois dias do evento.
martin dougiamas moodle

O Coach EAD conseguiu uma entrevista exclusiva com Martin que foi muito solícito e atencioso.

As questões foram elaboradas a fim de saber sobre como surgiu a plataforma, o papel dele na comunidade Moodle.org, o futuro da educação a distância e as expectativas com as próximas versões do Moodle.

Para quem trabalha com o Moodle foi realmente incrível conhecer o criador desta plataforma e poder compartilhar com os seguidores do blog Coach EAD um pouquinho dessa experiência, a entrevista está a seguir:

Coach EAD: O que te inspirou para criar uma plataforma como Moodle? Como ela surgiu?

Martin Dougiamas: Eu comecei a escrever o projeto inteiro do Moodle porque eu não gostava de nenhuma ferramenta existente na internet para a educação em 1999, e eu podia propor uma melhor maneira através do meu projeto.

CE:  Como você se sente vendo que um produto seu sendo utilizado no mundo todo? Você se sente realizado profissionalmente? Quais os seus planos futuros profissionais?

Martin: Eu me sinto muito orgulhoso em como o Moodle tem sido usado, mas também tenho consciência de que ele muitas vezes não é bem utilizado. Nós ainda temos muito trabalho pela frente.

CE: Como a comunidade Moodle.org se iniciou? Você acompanha a comunidade até hoje?

Martin: Eu criei o Moodle.org como uma parte muito importante do projeto. Moodle.org é um site Moodle onde usuários e desenvolvedores estão juntos para compartilhar suas ideias e seus trabalhos e aprenderem juntos uns com os outros em diferentes idiomas. É também a casa do código do Moodle e de todo o processo de desenvolvimento acontece. Minha empresa (Moodle Pty LTD) gerencia todo os sites do moodle.org e claro que estamos muito envolvidos com tudo o que acontece lá.

Pessoalmente eu não tenho tempo para ler todos os fóruns de perto, mas coisas importantes acontecem e sempre alguém me conta.

CE: A educação a distância e os cursos online tem conquistado muito espaço nos modelos educacionais no mundo todo, qual a sua opinião sobre o futuro da profissão?

Martin: A educação a distância é realmente TUDO no futuro do aprendizado. Todo tipo de aprendizado e em todas as faixas etárias vão envolver algum componente baseado na Internet a fim de aumentar a flexibilidade e melhorar a comunicação e gestão.

CE: A cada nova versão do Moodle vemos novas funcionalidades, e cada vez mais uma plataforma amigável. O que um apaixonado pelo Moodle pode esperar para as próximas versões? Quais expectativas podemos ter?

Martin: Nosso grande foco para o futuro próximo é aumentar a usabilidade para fazer todas as ferramentas serem fáceis de serem utilizadas, principalmente no formato mobile através de nossos aplicativos móveis.

Posts Relacionados

5 comentários em “Entrevista com Martin Dougiamas, o criador do Moodle

  1. Realmente a plataforma Moodle veio revolucionar o ambiente virtual de aprendizagem tornando mais simples sua utilização, ao mesmo tempo que dispõe de várias ferramentas de interação.

  2. Muito interessante, como a mente humana é capaz de aprender tantas coisas boas que pode ajudar a várias pessoas! Parabens Martin, continua sua pesquisa. O brasil, o mundo precisa de mentes extraordinária como a sua que coloca em prática os seus projetos.

  3. Vemos como esta ferramenta possibilita a aprendizagem. É a educação transpondo barreiras. Sinal de dias melhores para toda humanidade.

  4. Parabéns , pela iniciativa desse brilhante projeto que vem contribuindo e facilitando a aprendizagem de milhões de pessoas.

  5. Tenho achado a plataforma, muito completa, com links muito bem organizados e visíveis. Ao meu ver tudo o que precisamos está ali. Muitos conteúdos que nos auxiliam na aprendizagem. Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *