5 Dicas de Plugins para a Gamificação no Moodle

Gamification ou gamificação é o método utilizado para engajar usuários a realizar determinada ação de maneira lúdica. Esse método tem sido utilizado principalmente no mundo dos negócios, associado ao consumo. Na educação é recente e desafia muitos designers instrucionais a aplicar esta metodologia, pois nesta abordagem, aquisição de conhecimento é o objetivo único e principal.

Existem diversos itens que caracterizam um curso gameficado, que falaremos em um outro momento e em um outro post. Nosso objetivo hoje é sugerir alguns plugins ou ferramentas do Moodle que podem ser utilizado em um curso gameficado.

A seguir destacamos:

Badges (medalhas)

Funcionalidade padrão nas mais recentes versões do Moodle. O aluno recebe um badge (medalha) após a realização de uma atividade, o acúmulo de badges (medalhas) torna o aluno mais bem preparado perante os outros colegas da turma.

Ranking

É um bloco que mostra a todos os alunos do curso o ranqueamento de cada um perante a turma. Os critérios para a exibição e ordenação podem ser configurados e pode estar associado ao Badge.

Level up

É um plugin que pode estar associado ao Badge também, permite exibir conteúdos somente se o aluno cumprir determinadas atividades de maneira lúdica.

Game

É um plugin que pode substituir o famoso Hot Potato, que era necessário que instalar um software na máquina para desenvolver os jogos e depois incluir  no Moodle. O plugin Game possibilita a criação de jogos como Forca, Caça Palavras, Palavras Cruzadas, Quiz, etc. Os jogos são recursos que compõem a metodologia de gamificação.

Quiz Adventure

É um game associado às questões criadas no questionário padrão do Moodle. A interface do jogo é de um game de ação, onde é necessário conduzir uma nave espacial e agarrar as respostas corretas do questionário para não morrer no jogo. Pode ser um formato interessante dependendo do contexto e objetivo do curso, já que é totalmente lúdico e diferente do formato padrão de questionário.

Esses são alguns recursos que tenho utilizado em meus projetos. Caso tenha interesse em aplicar esta metodologia em seus cursos, entre em contato para uma reunião ou um orçamento.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *