Configurando a Base de Dados/Galeria

A galeria é uma ferramenta nativa do moodle 1.9, mas como nome padrão é chamada de Base de Dados, claro que esse nome dá para ser alterado. É uma ferramenta que possibilita interação de professor para aluno e alunos para alunos, ou seja, todas as atividades realizadas através da base de dados ficam disponíveis para todos visualizarem. Permite comentários, nota e validação de inclusão de itens pelo professor.

A configuração da base de dados é um pouco complicada, pois necessita de três passos complexo para isso. Vamos a eles:

1º Passo – Configuração Geral

galeriapasso1_1
Imagem 1 – Configurando a galeria parte 1

galeriapasso1_2
Imagem 2 – Configurando a galeria parte 2

Nome
Título da atividade que será visualizado pelo aluno.

Introdução
Enunciado da atividade explicando para o aluno o que ele deve fazer e como.

Data de abertura e fechamento
Configuração de data de abertura e visualização de data para o aluno, se preferir deixar sempre aberto para acesso desabilitar opção.

Itens obrigatórios
Quantidade de itens obrigatórios na galeria.

Itens obrigatórios antes a visualização
Quantidade de itens obrigatórios na galeria antes da visualização

Máximo de Itens
Máximo de itens possíveis na galeria.

Comentários
Configuração para a permissão de comentários ou não.

Exigir aprovação
Aprovação do professor a cada novo item incluído pelo aluno

Permitir avaliação de mensagens
Atividade avaliativa ou não?

Nota
Escala de notas

Configuração de módulos comuns
As configurações desse bloco permite a atribuição da atividade para grupos
Feitas as escolhas, clique em Salvar e Mostrar e agora vamos para o 2º passo.
2º passo – Configuração de Campos

Veremos uma série de abas depois de salvar as primeiras configurações.

Nesse passo iremos configurar os campos por onde o aluno deverá enviar a atividade.

É possível inserir campos de diferentes tipos, por exemplo, arquivo, imagem, múltipla escolha, data, texto, etc, veja na imagem a seguir.

galeriapasso2_1
Imagem 3 – 2º Passo – Aba Campos

É interessante testar cada tipo para saber a real função de cada tipo de campo.

A ferramenta galeria tem um defeito que não identifica qual o aluno que envia o arquivo, por isso para concertar isso geralmente eu crio um campo de identificação do aluno, nome, veja abaixo:

galeriapasso2_2
Imagem 4: Inserindo um campo de texto

galeriapasso2_3
Imagem 5 – Visualização após a inserção do primeiro campo

galeriapasso2_4

Imagem 6 – Inserindo um campo de arquivo

3º Passo – Gravação de Modelo

Após definirmos os campos, devemos Gravar Modelo. Vamos até a aba Modelos e clicamos no botão Gravar Modelo.

galeriapasso3_1

Imagem 7 – 3º Passo – Aba Modelo

Clique em Acrescentar Item e veja como ficará para o aluno:

galeriapasso3_2

Imagem 8 – Visualização do aluno

Caso você tenha percebido que está faltando algum campo na atividade, você deverá acrescentar um campo no 2º passo, seguir para o 3º passo, restaurar modelo e depois gravar modelo novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *