Como instalar plugins no Moodle

Na dica de hoje vou ensinar como instalar plugins no Moodle. Plugins são ferramentas complementares desenvolvidas e disponibilizadas na comunidade Moodle. Inclusive, pela filosofia de software livre do Moodle, qualquer pessoa com conhecimentos técnicos pode ser um desenvolvedor de plugin e disponibilizar colaborativamente para a comunidade.

Plugins são instalados para acrescentar alguma funcionalidade que não existe por padrão no Moodle. Atualmente, uma das formas de implementar as novas funcionalidades do Moodle é a partir da quantidade de download de um determinado plugin.

Nas versões mais atuais do Moodle o processo de instalação de plugin ficou muito mais fácil, não precisando de nenhum conhecimento técnico para isso. É essa a forma que veremos neste artigo.

Para instalar novos plugins primeiramente pesquisar o plugin desejado na comunidade Moodle na área de Plugins no seguinte endereço: https://moodle.org/plugins/

Veja que é possível pesquisar o plugin através do campo de busca, pelas categorias de plugins e ou a partir da versão do seu Moodle instalado:


como instalar plugins no moodle

Após escolher o plugin e a versão correspondente ao seu Moodle, clicar em Download e guardar o arquivo.

como instalar plugins no moodle

Depois do arquivo já salvo no seu computador é necessário acessar o seu Moodle com o perfil de administrador e:

Administração do Site > Plugins > Instalar Plugins

como instalar plugins no moodle

Em seguida clicar em Escolha um Arquivo e envie o arquivo que você baixou.

como instalar plugins no moodle

Após enviar o arquivo é muito importante o passo a seguir que é o Tipo de Plugin. Na página do Moodle.org onde você baixou o arquivo, na frente do nome do plugin estará especificado o tipo dele. No caso do exemplo o tipo do plugin é Block (bloco), como pode ser visualizado na imagem a seguir:

como instalar plugins no moodle

Em seguida clicar em Instalar Plugin do Arquivo Zip. Se a versão do seu moodle for correspondente a versão do plugin e o tipo de plugin foi escolhido corretamente, a próxima página será de sucesso.

Como último passo você deverá clicar em Administração do Site > Avisos para que o banco de dados seja atualizado e o plugin de fato atualizado.

Agora você poderá utilizar a nova funcionalidade no seu Moodle.

 

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *