6 dicas de como escolher um AVA

Neste artigo quero compartilhar algumas dicas de como escolher um AVA (ambiente virtual de aprendizagem) para seu projeto de educação a distância.

Escolher um AVA que atenda as necessidades da instituição em um projeto de educação a distância não é tarefa fácil.

Além da parte técnica da plataforma também é necessário analisar as possibilidades pedagógicas da ferramenta. Ou seja, se o foco no seu projeto são cursos onde a base é a interação, uma plataforma sem a ferramenta fórum, por exemplo, não está de acordo.

A análise deve ser minuciosa e passar por alguns passos. Para tentar lhe auxiliar nesta análise, preparamos a seguir 6 dicas importantes antes de bater o martelo na escolha do AVA.

1- Instalação e integração com outros sistemas

Pensando em um processo de implantação de um ambiente virtual de aprendizagem, o primeiro passo é a instalação. A configuração e a integração com outros sistemas, por exemplo, site, meios de pagamento, sistema acadêmico, etc, também são itens essenciais.

A dificuldade de execução destes itens ou a contratação de profissionais que sejam capazes nesta etapa é fundamental. Importante frisar que a falta de mão de obra ou conhecimento e limitação do sistema escolhido poderá impedir de se avançar para as próximas fases.

2- Manuseio

O segundo passo para a análise em um AVA deverá ser a facilidade de manuseio. Sistemas de difícil uso poderão impedir, por exemplo, de professores aderirem a educação a distância na sua instituição. Ou mesmo criar obstáculos para o aluno estudar, dificultando assim que o projeto seja aceito pela maioria

Outro item importante para se levar em conta é a limitação com o ambiente. Quais os tipos de atividades e quais as linguagens que o sistema aceita. Enfim, tudo o que poderá restringir de alguma forma a criatividade e metodologias de ensino e aprendizagem na hora de desenvolver um curso a distância.

3- Visual

Uma questão importante ultimamente é o visual do ambiente. O ambiente tem um layout agradável ou permite que se possa configurar para que se tenha? A navegação é intuitiva tanto para o professor quanto para o aluno? Esta é uma análise que talvez possa não ser crucial para a escolha do AVA, mas com certeza ajudará no resultado final do projeto.

4- Ferramentas de Gestão

Muito provavelmente esse item você só terá total conhecimento se você já tiver experiência com o AVA, ou seja, já ter oferecido algum curso através da plataforma.

O ambiente pode ser fácil de configurar, lindo e ter ótima navegação para o aluno, mas não oferecer ferramentas de gestão pode acabar com a viabilidade do projeto de educação a distância.

Então a análise precisa prever este item. Atente-se para as ferramentas de avaliação do aluno, controle de acesso, acompanhamento de realização das atividades, sistema de notas, certificação, emissão de relatórios para extração de dados, etc.

5- Tempo de mercado

Como quinto item, a popularidade do sistema a ser escolhido é muito importante também. Existem diversos AVAs sendo lançados com a promessa de revolucionar a forma de estruturar cursos online. Porém, sem um histórico de utilização fica difícil saber se vale a pena mesmo investir tempo e, as vezes, dinheiro em um novo sistema. Na minha opinião, vale mais um sistema tradicional e já bastante utilizado do que um novo sem nenhum estudo de caso. Lógico que isso não se aplica a testes, que devem acontecer sempre e até mesmo para que abra novas possibilidades de utilização. Mas investir em AVAs revolucionário sem ter garantias pode ser um grande erro.

6- Suporte Técnico

Outro item importante a se analisar é o suporte técnico. Se no meio do curso, algo dá errado com o seu ambiente você recorre a quem? A empresa terá uma equipe disponível para lhe auxiliar caso necessário?  Há profissionais que conhecem a plataforma e que você possa pedir socorro caso algo ocorra? Você tem acesso a tutoriais ou comunidades que poderão lhe auxiliar? Tudo isso é muito importante, principalmente para grandes projetos onde algum erro pode ser fatal.

Conclusão

Para finalizar, feita todas estas análises, é importante mencionar que nenhum AVA será perfeito, todos tem seus pontos positivos e negativos. O que garantirá de verdade o AVA mais adequado para sua instituição será o tempo de experiência com a plataforma e também com a EAD.

Se você já oferece cursos e não está satisfeito com o seu AVA, sugiro fazer uma migração aos poucos, testar com um único curso para verificar se atende a sua demanda. Se você ainda não escolheu nenhuma plataforma, sugiro que você opte por uma e comece a utilizar para testes no início.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *