O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um espaço online de gerenciamento de alunos que permite troca de informações com objetivo de ensino e aprendizagem. Pode ser sinônimo de LMS termo em inglês que significa Learning Management System, mas ao pé da letra,  o termo “ambiente virtual de aprendizagem” pode fazer referência qualquer ambiente online que tem por objetivo o ensino e aprendizagem.

Mas quando falamos em AVA estamos nos referindo ao ambiente de educação a distância (EAD), metaforicamente podemos compará-lo com a sala de aula de uma escola física.

O ambiente virtual de aprendizagem permite a utilização de diversas mídias, linguagens e recursos de forma a apresentar informações necessárias para a aprendizagem do aluno. Além disso, possui ferramentas que permitem a interação entre alunos e professores, troca de informações e disponibilização de conteúdo para estudo.

O AVA é constituído pela parte tecnológica e pela parte pedagógica e embora cada fabricante crie seu ambiente com algumas especificidades, eles basicamente contêm ferramentas similares em seu funcionamento.

Na parte tecnológica encontramos a área de gerenciamento de cursos, aluno, senhas, turmas, acompanhamento de acesso, publicação de conteúdo em diversos formatos, publicação e correção de atividades, reunião de professores e alunos em ferramentas de comunicação como fóruns, chats, entre outros.

A parte pedagógica refere-se a abordagem educacional que norteia o desenvolvimento computacional, por exemplo a forma como o ambiente irá permitir que os alunos se “relacionem” com ele, se a interação será mais ou menos hierarquizada.

Quando utilizar um AVA?

  • Suporte para sistema de educação a distância totalmente online
  • Apoio às atividades presenciais
  • Suporte a atividades de formação semipresencial
  • Registro e acompanhamento de etapas de um processo
  • Realização de conferencias ou seminários
  • Comunidades de aprendizagem

A escolha de um ambiente virtual de aprendizagem implica na compatibilidade do sistema, com o projeto institucional, a abordagem pedagógica adotada e o público participante.

Ferramentas e recursos existentes nos ambientes virtuais de aprendizagem

Basicamente, os tipos de ferramentas existentes nos AVAs são do tipo:

1. Base para conteúdos:

  • Suporte a arquivos PDF, PPT, ZIP
  • Scorm
  • Glossário.
  • FAQ (perguntas frequentes).

2. Comunicação e interação:

  • Fórum
  • Chat (bate-papo).
  • Wiki – Produção colaborativa de textos
  • Grupos
  • Comunicação instantânea via mensagens e email

3. Ferramentas para o aluno:

  • Perfil.
  • Calendário
  • Acompanhamento de notas e atividades.
  • Páginas pessoais –  Blogs.
  • Portfólio

4. Atividades e avaliação:

  • Questionário com correção automática (múltipla escola, completar espaços, correspondência de colunas, falsoou verdadeiro, etc.)
  • Questões dissertativas
  • Envio de arquivos como atividades
  • Revisão entre pares

5. Gestão de alunos e do curso

  • Controle de matrículas, inscrições e senhas
  • Estatísticas e relatórios de acessos
  • Estatísticas e relatórios de participação nas diversas áreas do curso
  • Administração de alunos, monitores e professores
  • Backup e restauração de cursos
  • Configurações e customizações do curso
  • Pesquisa de opinião
  • Emissão de certificado

Exemplos de AVAS

Livres e abertos
São ambientes que possuem códigos de programação aberto, ou seja, permite que seu sistema possa ser modificado por qualquer outra pessoa esses sistemas possuem a filosofia de colaborativo em quem todos podem ser autores no processo de construção de suas funcionalidades

  • Moodle
  • Teleduc
  • E-proinfo
  • Dokeos
  • Sakai
  • Canvas, entre outros.

Comerciais

  • Blackboard
  • WebAula
  • Saba
  • Sumtotal, entre outros.

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