Vídeos interativos na educação

Paulo Freire deixa claro em suas obras que para a aprendizagem acontecer de maneira mais efetiva é importante considerar as vivências de um aluno ou relacionar o que este aprende com o que vive. Pensar em projetos desse nível à primeira vista parece simples, mas necessita do envolvimento de vários agentes inseridos na escola, além de confiança nos resultados do projeto e verbas.

De qualquer forma o ponta pé inicial muitas vezes deve partir do professor que é o agente em contato direto com o aprendizado (ou falta de aprendizado) por parte do aluno. E criar novos projetos requer novas maneiras de ministrar aulas, de lidar com os alunos, de pensar, de aceitar que não somos superiores e isso tudo envolve a mudança.

Na educação a distância o desafio é o mesmo, se não mais difícil uma vez que os professores e envolvidos na implantação de um curso, na maioria das vezes, não se encontram regularmente.

No entanto gostaria de deixar uma dica de projeto interdisciplinar que estou envolvida no momento com a utilização de vídeos interativos na educação a distância em um curso da área de Gerenciais, claro que essa dica não se limita ao método ‘a distância’.

Compartilhe suas experiências conosco deixando comentários aqui nesse post, assim podemos trocar informações e sempre melhorar nossas metodologias.

Os aspectos que precisam ser elaborados em um projeto desse nível são:

– Roteiro da história;
– Mapa da hipermídia – ramificações e diferentes finais para cada escolha, geralmente utilizo um software de mapa conceitual ou o bom e velho papel e caneta;
– Delimitação da equipe e a área de atuação de cada participante;
– Dinâmica de trabalho;
– Ferramentas a utilizar.

É um projeto que envolve diferentes competências e que sem o auxílio de outras pessoas fica difícil de viabilizá-lo.

Veja o vídeo interativo a seguir para aguçar a sua criatividade, perceba que além da superprodução realizada, eles ainda têm integração com um aplicativo para o Iphone.

http://www.bankrungame.com/

Claro que é só um exemplo e nem está relacionado com a educação, mas é interessante observar as possibilidades que o vídeo interativo oferece e deixar a imaginação fluir.

No entanto, apesar a qualidade surpreendente do vídeo, o roteiro é a chave para o sucesso de um projeto desse tipo. E por conta disso tenho um post semi-pronto sobre como fazer vídeos interativos de forma bem simples em uma ferramenta bem conhecida na web. Aguarde!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *