O Impacto da internet na aprendizagem – Issac Assimov

Em entrevista, Isaac Asimov famoso escritor de ficção científica, fala sobre o impacto da internet na atual aprendizagem

Isaac Asimov acredita que a aprendizagem sempre foi algo imposto, a escola impõe que todos passem boa parte da vida na escola sendo obrigado a aprender algo. Quando o aluno cumpre um ciclo ou “acaba a escola” ele comemora, quando na verdade a aprendizagem não deveria ter um fim, mas ser um processo pelo qual todos passam a todo momento e em todo lugar. Ter um lugar específico para aprender, a escola, seguir um ritmo, o da turma, é algo que não precisaria acontecer desta forma. Ele não é contra a escola, mas diz que deveria ser diferente.

Mas os computadores não desumanizam a aprendizagem? Questiona o entrevistador?

Antigamente quem podia pagar contratava um professor para o filho e este ensinava o que achava que era cabível ensinar, só que muitos ficavam sem educação, quando perceberam que podia haver um professor para muitos, um currículo foi imposto, aquilo devia ser seguido e assim a aprendizagem deixou de ser personalizada para ser massificada. Hoje com a internet cada um pode aprender o que quer, seguir o seu caminho e então se interessar pelas matérias básicas e consequentemente saber o que se quer seguir na vida profissional. Cada aluno teria sua escola particular.

E a internet pomove a aprendizagem de jovens e adultos, pois estes depois que saem da escola e para voltar ficam envergonhados, ma Asimov discursa que não há porque deixar de desfrutar de tal coisa porque chegou em tal idade, com a aprendizagem também deveria ser assim, ninguem deveria querer deixar de aprender porque tem uma idade avançada.

Acredito que talvez o sistema esteja reverso, ensina-se matérias básicas aos alunos sem ligação alguma com a vida profissional e no final do ensino médio exige-se que o aluno escolha a sua profissão para o resto da vida.

Veja o vídeo na íntegra:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *