Possibilidades de exercícios no moodle

Existem diversas possibilidades de exercícios no Moodle. Quando o pacote do moodle é instalado com ele vem determinadas ferramentas padrão. Mas havendo a necessidade de outros tipos de ferramentas pode-se instalar outras, os chamados plugins.

O Moodle oferece diversos tipos de atividades, desde atividades com enfoque individual como atividades colaborativas, as do tipo “em grupo”.

A escolha de uma determinada atividade irá depender exclusivamente da abordagem pedagógica que foi planejada para o curso. Ou seja, não adianta querer que o seu curso seja construído colaborativamente prezando a participação de todos os alunos e ao mesmo tempo optar exclusivamente por atividades do tipo questionários fechados, por exemplo. O questionário tem a característica de ser uma atividade individual onde pode-se programar a nota por cada questão e o feedback de acerto e erro, impedindo dessa forma a construção coletiva de conhecimento entre a turma. Assim, a escolha de uma atividade irá caracterizar o objetivo que se quer dar ao curso.

A intenção desse artigo não é prevalecer nenhuma ferramenta, mas esclarecer não só as possibilidades com o moodle assim como, caracterizar cada tipo de ferramenta.

Então vamos lá, a seguir descrevo cada atividade e suas características:

– Base de Dados

É uma ferramenta que o compartilhamento é feito entre o grupo de alunos e professor. Pode ser compartilhados arquivos de imagem e texto. É uma atividade colaborativa onde deve-se incentivar a interação de todos os alunos em relação ao trabalho do outro, o que ainda costuma ser um tabu, mas se bem utilizada pode gerar discussões críticas construtivas sob o trabalho do outro.

– Chat

É uma ferramenta síncrona, ou seja, os integrantes precisam estar online ao mesmo tempo para interagirem. Nesse tipo de atividade é preciso que o mediador tenha um objetivo muito bem definido para a discussão, além de ser habilidoso com o pensamento e a escrita pois a interação acontece de maneira rápida. A quantidade de alunos também influencia, um grupo com no máximo 15 alunos é o ideal para se conseguir trabalhar, fora isso fica uma discussão vazia e sem objetivo, pois nessa ferramenta todos tem voz ao mesmo tempo, o mediador precisa de muito controle sobre o assunto abordado.

– Escolha

É uma questão com múltiplas escolhas. Pode ser usada para promover uma votação sobre determinado assunto, por exemplo. É uma ferramenta que exige a participação do grupo para a opinião sobre determinado assunto.

– Fórum

Diferente do Chat, é uma ferramenta assíncrona, ou seja, para que aconteça a interação, os participantes não precisam estar online ao mesmo tempo. Cada interação fica gravada e assim que um participante acessar o fórum pode responder as provocações. É utilizado para debate entre o grupo sobre determinado assunto. É uma ferramenta para criar reflexões entre o grupo e que deve ser construída colaborativamente, muitos a utilizam com o objetivo de responder determinada questão, como se fosse um questionário, o que não é da concepção da ferramenta.

– Glossário

É uma ferramenta de conceito-significado. Pode-se incentivar que o grupo crie determinados conceitos-significados sobre um assunto e permite também que o aluno e professor comente a inserção dos outros colegas.

– Lição

É uma atividade cuja interação é professor-aluno. Com essa ferramenta pode-se juntar conteúdos com exercícios. Página a página o aluno adquire determinado conteúdo e testa o conhecimento adquirido com questões de múltipla escolha, complete, verdadeiro ou falso e dissertação.

– Questionário

É uma atividade assim como a Lição com interação professor-aluno. É possível criar questões avaliativas com seguintes tipos de questão:

1. Associação; 2. Calculado; 3. Cálculo Simples; 4. Correspondência de respostas 5. Ensaio; 6. Múltipla Escolha; 7. Múltipla Escolha Calculada; 8. Numérico; 9. Resposta Curta; 10. Respostas Embutidas (cloze); 11. Verdadeiro ou Falso

– Tarefa

Esse tipo de atividade a interação acontece somente entre o professor e aluno. Tem como objetivo o aluno construir um texto ou dissertação para o professor em formato de arquivo ou online. O professor terá de avaliar aluno por aluno pelo texto enviado.

– Wiki

É uma atividade que visa a construção de um texto colaborativamente, ou seja, um mesmo texto é construído ao mesmo tempo entre vários alunos. Requer que os alunos tenham a consciência que o texto não é de uma única pessoa, mas de um grupo. Assim como a participação de todos e a abertura para críticas, construção e reconstrução constante.

Essas são as ferramentas padrões do Moodle, além destas, outras muito utilizadas por nós do Moodle Livre são:

– Diário

É uma ferramenta de interação professor-aluno que pode ser utilizada para o professor conhecer, por exemplo, a opinião do aluno sobre o curso ou como uma atividade autoavaliativa sobre seu desenvolvimento.

– Enquete

É uma ferramenta que gosto muito, pois ela não é avaliativa e pode ser utilizada, por exemplo, para saber a opinião do aluno sobre o curso e suas peculiaridades, a ferramenta ao final mostra em formato de porcentagem e gráfico as respostas de todos os alunos.

– HotPotato

Entre diferentes opiniões sobre a utilidade ou não desta ferramenta, o Hotpotato possuiu 4 tipos de questões interativas como: 1. Jquiz (Resposta Curta ou Múltipla Escolha) 2. JCross (Palavras Cruzadas); 3. Jmatch (Arraste-solte); 4.(Jcloze) Complete; 5. JMix (Ordenação de frases). É uma atividade de interação aluno-professor também e na minha opinião, a questão de palavra cruzadas deixa o conteúdo mais lúdico.

-Nanogong

É uma ferramenta que pode-se gravar voz e enviar. Bem utilizado para criar podcasts e em atividades de cursos de idiomas.

Essas são algumas possibilidades padroões com as atividades do Moodle, outros tipos de atividades podem ser inseridas, depende somente da criatividade e de algum tipo de conhecimento técnico.v

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