Perfis de usuários no moodle: saiba a função de cada um

O Moodle trabalha com diferentes perfis de usuários. Ou seja, diferentes níveis de acesso que possuem mais ou menos permissões. Quanto mais permissões maior atribuição ao usuário. Por padrão o Moodle possui os seguintes perfis de usuários:

Visitante, estudante, moderador, tutor, autor de curso e administrador.

Veremos a seguir a função de cada um, porém o Moodle possibilita configurar a criação de novos perfis de usuários.

Visitante

Tem a possibilidade de apenas visualizar o curso e seu conteúdo, ele não pode participar das atividades.

As vezes podemos permitir visitantes nos cursos mas não na área geral do Moodle, obrigando assim o usuário de criar uma conta para visualizar os cursos.

O visitante só observa, ele não é um aluno, não tem matrícula e não poderá realizar o curso.

Nesse post eu explico mais sobre como configurar um curso para acesso de visitantes.

Estudante

É para quem o curso é destinado, ele é quem recebe o conteúdo do professor, interage com os colegas, ele envia  material, contribui no fórum e recebe avaliação. Um estudante tem um perfil de acesso e pode estar matriculado em mais de um curso, sem a necessidade de duas contas. Possui um perfil que pode ser atualizado por ele mesmo.

Moderador

Geralmente é uma função dada à professores tutores ou professores que vão acompanhar o curso. A função dele será interagir com os alunos, avaliar, tirar dúvidas, acompanhar o desempenho do curso, emitir relatórios, etc. Ele não pode editar nenhum conteúdo inserido na plataforma, ele receberá todo o curso planejado para atuar juntamente com o aluno.

Professor

Professor é quem produz o material, pode inserir conteúdos e configurar a área geral do curso. Ele quem molda o ambiente, também a função de inserir alunos no curso que já estejam cadastrados no moodle, configurar notas e o formato de curso.

Autor de curso

Basicamente tem as mesmas funções do professor, geralmente esse status é dado a um coordenador de curso para que possa acompanhar o desenvolvimento na plataforma. Em um curso a distância é importante os alunos saberem quem é quem, por isso o status. Apresentar logo no inicio do curso cada integrante da equipe dará a sensação de maior proximidade com a equipe responsável.

Administrador

O administrador é quem tem as atribuições máximas no Moodle. Ele pode configurar todo o ambiente, tanto a página inicial e as categorias de curso quanto os próprios cursos. Ele tem possibilidade também de acessar na com a visão de professor ou aluno, o que é muito utilizado para testes.

Geralmente sobre ele que cai a responsabilidade dos problemas técnicos que o ambiente possa ter. Ele quem tem atribuição de instalar o moodle, quem tem acesso a senhas de ftp, de banco de dados, e quem pode baixar e instalar plugins e temas e configurar email. Ele tem acesso a todas as áreas do ambiente, pode excluir e inserir usuários e dar suas atribuições, pode alterar materiais e organizar o ambiente.

Além dessas atribuições é possível também criar novos status e restringir áreas de acesso a cada tipo de usuário. É a função master do ambiente.

Lembrando que todas estas nomenclaturas podem ser alteradas conforme a necessidade do projeto.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *