O papel do Designer Instrucional

Quem é o designer instrucional e como ele pode ajudar?

Designer instrucional (DI) ou designer educacional (DE) é quem faz o elo entre o conteudista (especialista) e o profissional web (ilustrador, animador, programador, roteirista, etc). Ele é quem vai analisar o curso e adaptá-lo para o meio online visando a aprendizagem do aluno. Sua atuação pode ser de diferentes maneiras, de forma mais ampla ou mais focada, isto é, em nível macro, meso ou micro.

Atuação

No nível micro ele será responsável pelo desenvolvimento de materiais para unidades de conteúdo, criação de storyboard/roteiro e adaptação de conteúdo para diferentes mídias.

No nível meso o designer instrucional vai atuar na estruturação de cursos ou disciplinas e definição de mídias a serem utilizadas no curso.

Já no nível macro sua atuação é bem mais ampla, este profissional será responsável pela definição das diretrizes gerais do projeto, métodos de curso e sistema de ensino da instituição.

A sua atuação está relacionada mais propriamente com a aprendizagem intencional de pessoas, levando em conta as necessidades do público alvo, os recursos disponíveis e o tempo hábil.

Dentre suas atividades no processo de desenvolvimento de cursos a distância, ele poderá auxiliar na organização dos conteúdos com o objetivo de facilitar o aprendizado do aluno, irá adaptar a linguagem dos materiais para uma linguagem mais fácil de ser entendida na internet, irá sugerir a criação de objetos de aprendizagem ao longo do curso que facilitem o entendimento do conteúdo e irá verificar se todo o conteúdo está de acordo para atingir o objetivo proposto no início do planejamento.

É fato que o conteúdo do curso é a base para um bom curso, o designer instrucional não é especialista, não escreve material, mas seu auxílio para a adaptação do conteúdo para o meio digital pode fazer uma grande diferença para um curso de sucesso.

Competências

Diante do processo de implantação de um projeto EAD as competências do designer instrucional abrangem diferentes áreas do conhecimento, entre elas podemos destacar a comunicação, a tecnologia, o design, as teorias da aprendizagem, a criatividade, o gerenciamento de projetos e a avaliação online.

Como competências do Designer instrucional, podemos citar:

  • deve conseguir se comunicar perfeitamente com todos os envolvidos no processo desde o gerente de projetos até o aluno
  • deve estar atualizado com os novos recursos de tecnologia que podem ser utilizados no projeto garantindo assim a inovação
  • deve conhecer fundamentos de design aliados à aprendizagem
  • conhecer as teorias de aprendizagem a fim de propor modelos de curso cabíveis com os objetivos deste
  • ser criativo
  • ter conhecimentos e habilidades no gerenciamento de projetos
  • saber aplicar os princípios de avaliação online.

Na figura a seguir pode ser observada de maneira simplificada suas competências:

competencias do designer instrucional

Competências do Designer Instrucional

O designer instrucional é um profissional que tem formação interdisciplinar. Atualmente não existe no Brasil graduação específica para essa função, mas existem especializações e cursos livres. Para atuar nesta área, geralmente as instituições contratam graduados da área de pedagogia ou comunicação.

 

design instrucional

Posts Relacionados

3 comentários em “O papel do Designer Instrucional

  1. Muito boa explicação, poucas pessoas sabem a função específica de um Designer Instrucional, entretanto, é algo bastante complexo, e não pode ser executada por qualquer estagiário.

  2. Complementando o texto.

    A Unifesp foi a primeira Universidade Federal a oferecer em 2017 a graduação em Designer Instrucional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *