O que é Mobile Learning

mobileO termo ainda é novo no Brasil, mas lá fora já encontramos boas experiências com a nova tendência da educação. Mobile learning ou m-learning é uma nova forma de interação por meio de dispositivos móveis. Dispositivos como celulares, PDAs , leitores de áudio digital, câmaras de vídeo, computadores portáteis e etc.

Novas modalidades de ensino se inserem no contexto da educação atual. A tecnologia tão presente nas nossas vidas também tendencia a ser inserida nas escolas e nos conteúdos escolares e por que não? Porém é preciso cautela, saber utilizar a tecnologia de forma consciente, devemos lembrar que inserir tecnologia nos conteúdos programáticos ou substituir cadernos por notebooks não será suficiente para melhorar o rendimento escolar dos alunos. Outra questão importante que me atenta é em relação a atenção dada aos alunos de um curso a distância, muitos deles acabam fazendo um curso nesta modalidade por necessidade e ai analisamos:
“Integrantes de uma tribo indígena em uma vila em Manaus com a possibilidade de fazer um curso superior??”

Será que eles estão preparados para isso? Deixar de frequentar um lugar físico, de ter contato direto com pessoas e mergulhar nessa modalidade é fácil? Somos educadores humanos e não máquinas de calcular acessos, é preciso dar a sensação a esses alunos de proximidade, por mais que estejamos longe. Tive uma experiência muito legal em relação a isso, em meu trabalho de Iniciação Científica, estudei o comportamento de alunos ao receber mensagens de texto em seus celulares, foi uma experiência inicial que causou muita surpresa, pois não foram avisados que isso iria acontecer. Eles se sentiram lembrados e importantes e a reação foi instantânea, alguns ligaram, outros respondiam as mensagens, ou enviavam emails. As mensagens funcionaram como lembretes de abertura de módulo, avisos, mensagens motivacionais, etc., porém todas com a característica de serem genérica, mas a única reclamação que eles fizeram é que elas podiam ser mais frequentes e mais direcionadas. Foi animador quando me conheceram no encontro presencial, pois eles descobriram quem era que estava mandando as mensagens para eles.

Artigo Publicado:

Uso de dispositivos móveis na educação – o SMS como auxiliar na mediação pedagógica de cursos a distância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *