Moodle Moot 2016 – um breve resumo do evento

O evento que reúne a comunidade Moodle todo ano em São Paulo, o Moodle Moot 2016, aconteceu nos últimos dias 28 e 29 de abril na Universidade Mackenzie. Em 10 anos de evento, essa foi a primeira vez que o criador e fundador do Moodle, Martin Dougiamas participou. Martin esteve presente dando palestra, participando de mesa redonda e assistindo as apresentações.

O grande destaque foi realmente a palestra de abertura de Martin Dougiamas que contou sobre sua história de vida, como e porque desenvolveu o Moodle.

moodle moot

A palestra do Martin Dougiamas

Martin falou sobre a evolução das versões do Moodle e destacou a aposta nas próximas versões no mobile, versão para dispositivos móveis. Com maior usabilidade e navegabilidade, templates exclusivos, tudo para melhorar a experiência do aluno na plataforma.

 

moodle mootPalestra do Martin Dougiamas

Hoje o Brasil é o terceiro país que mais utiliza a plataforma Moodle, e Martin ressaltou a importância de se registrar a plataforma para as estatísticas de utilização no mundo.

Sobre os projetos em andamento de sua empresa, a Moodle.com, o australiano mencionou o Moodle for Schools e os plugins utilizados para esse projeto como: Group choice / Level up / Quizadventure /Attendence /Checklist. Leia o post “5 Dicas de Plugins para Gamificação no Moodle

Martin também contou sobre o Moodle Association, (moodleassociation.org). Um grupo de filiação que decide por votação o que deve ser melhorado ou implementado. Para participar é necessário pagar uma taxa e assim define o nível de influência nas votações e grupo.

O fundador do Moodle deu autógrafos, tirou fotos e interagiu com os participantes ao longo dos dois dias de evento. Inclusive não pude perder a chance de tirar uma foto com ele.

moodle moot
Martin Dougiamas e eu

Além disso, o Coach EAD conseguiu uma entrevista com Martin Dougiamas.

Palestra João Mattar

João Mattar em palestra do primeiro dia falou da sua experiência com MOOCs. Exemplificou o que deu certo e o que não deu em um curso de sua autoria oferecido para cerca de 2500 alunos.

Mattar destacou a avaliação entre pares, a interação nos fóruns, o certificado, as ferramentas do Moodle utilizadas e a estrutura criada para atender.

No período da tarde foi a vez dos participantes exporem suas experiências com a plataforma e compartilhar com os utilizadores.

Palestra Moran

No segundo dia de evento quem esteve presente na manhã dos palestrantes foi José Manuel Moran que falou sobre a sua utilização na plataforma como usuário.

moodle moot

Palestra Simey – Moodle HQ

Em seguida Simey da Moodle HQ, empresa associada ao projeto Moodle diretamente da Austrália, falou em uma transmissão ao vivo sobre as funcionalidades do Moodle versão 3.1. O Moodle 3.1 que será lançado dia 23/05.

A parte da manhã foi fechada com uma discussão interessante na mesa redonda com Martin Dougiamas.

moodle moot

O evento foi muito bem organizado e contou com a participação de cerca de 400 utilizadores da plataforma Moodle.

É isso ai pessoal, espero que tenha sido útil o resumo e nos encontramos novamente no próximo Moodle Moot.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *