Migrar cursos do Moodle 1.9 para o 2.0

O processo de migração entre as duas versões da plataforma Moodle envolve algumas questões além da exportação de materiais dos cursos. Requer organização da estrutura de cursos, formação dos usuários administrador e tutor para a utilização das novas funções, novo layout e nova navegação, ou seja, mudanças no processo. Implica uma nova forma de utilização da plataforma para todos os  envolvidos.

Antes de migrar a sua plataforma Moodle da versão 1.9 para a mais recente 2.0 (independentemente da extensão 2.1 ou 2.9) é importante saber que a maioria da estrutura de programação Moodle foi alterada e por isso NÃO se recomenda a migração automática (backup e restauração) dos cursos como quando fazemos por exemplo da versão 2.8 para a 2.9, pois poderá haver perdas de materiais entre as versões.

A versão 2.0 do Moodle  difere muito da 1.9 (lançada em 2008), e uma das maiores alterações está no sistema de armazenamento de arquivos. Baseada numa filosofia de que tudo é salvo na nuvem, ou seja, não mais em um lugar físico no servidor organizado por pastas, mas em repositórios online, a versão 2.0 em diante segue esta linha e por isso dificulta a migração de um curso da antiga plataforma para a nova. Assim, os arquivos que antes eram salvos em um caminho absoluto no servidor, ao serem migrados de uma versão para a outra se perdem, fazendo com que o que antes (migração na mesma versão da plataforma) era um backup e restauração de um curso antigo para um novo curso, agora exige-se a montagem completa de um curso, como se fosse o desenvolvimento de um novo curso.

No entanto, é mais do que recomendado que você atualize a sua plataforma e proporcione aos utilizadores do seu Moodle um ambiente mais atual e moderno. Além de possuir uma nova segurança do seu conteúdo a partir das novas regras da segurança da informação da internet.

Ao se decidir que a atualização acontecerá, é importante seguir alguns passos para o sucesso da ação:

  • Novo Moodle
    Instale a nova versão do Moodle em um endereço até então provisório para você e sua equipe realizar testes e se familiarizar com as novidades.
  • Plataforma antiga como histórico
    Mantenha a plataforma antiga para consulta e histórico de dados dos alunos, tutores e cursos.
  • Utilização da nova plataforma na construção de novos cursos
    Se sua instituição possui muitos tutores e conteudistas, incentive a todos a utilizarem a nova plataforma para o desenvolvimento de novos cursos e a migração dos antigos para a nova. Isso implica apresentar a nova plataforma, suas mudanças e melhorias incentivando a todos o porque da mudança estar ocorrendo.
  • Formação contínua
    Forme todos os utilizadores na nova plataforma. Atualize quem já utilizou a antiga versão do Moodle e forme dos novos utilizadores/tutores. Esta deve ser uma etapa fixa do processo de oferecimento de cursos a distância.
  • Alteração do endereço de acesso à plataforma
    Quando você (administrador do Moodle) se sentir seguro com as novidades da nova versão e já conseguir dar suporte para os outros utilizadores, altere o endereço principal e o banco de dados do seu Moodle para a nova versão e mantenha a antiga em outro endereço.

A migração dos cursos exigirá comprometimento de todos os envolvidos por isso deve ser algo conduzido de maneira lenta e instrutiva, pois além de dar trabalho, mudará a dinâmica de trabalho de todos, pois envolverá a aquisição de novos conhecimentos com as novas funcionalidades uma vez que houve grandes mudanças no software.

Posts Relacionados

Um comentário em “Migrar cursos do Moodle 1.9 para o 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *