Links automáticos no Moodle e Glossário

Alguns módulos de atividade contêm suporte a filtros de links automáticos. Por exemplo, cada vez que for mencionado o nome de um recurso ou atividade em algum lugar do moodle, será criado um link automático que leve a esse recurso/atividade.

Outra possibilidade interessante é linkar alguns termos do conteúdo do curso com um glossário. Assim sempre que um termo do glossário é mencionado no conteúdo ou nas atividades o aluno terá a opção de clicar e ver o seu significado.

Por padrão o Moodle vem com os termos do glossário sem links automáticos. Para obter essa função é preciso configurar algumas áreas no Moodle independente da versão.

1. A primeira configuração que deve ser feita é no próprio Glossário:
Ao criar o glossário mantenha a escolha: “Fazer link automático dos itens como – sim”

2. Itens do glossário
Depois certifique-se que todos os itens do glossário esteja com a opção Auto-link/Link automático marcada.

3. Filtros
Para configurar essa opção é preciso que você seja administrador do seu moodle ou que o seu administrador configure para vocês.
Vá no bloco Configurações > Adminsitração do Site > Plugin > Filtros > Gerenciar Filtros > Links automáticos para o glossário – escolher a opção Habilitado

Entretanto caso alguns termos não desejados forem criados automaticamente, é possível retira o link com o seguinte código no HTML.

<nolink> termo </nolink>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *