5 formas de inscrição no Moodle

Há diferentes formas de inscrição no Moodle. Estas podem acontecer pelo administrador (inscrição em massa), pelo próprio usuário (autoinscrição), acesso como visitante (sem cadastro) ou inscrição pelo professor (inscrição manual).

É importante mencionar que uma inscrição é feita a partir de duas instâncias, inscrição na área geral do Moodle e inscrição no curso em questão.

Atualmente existem diversos métodos complexos de inscrição via aplicações web que se conectam ao Moodle. Porém neste post quero falar dos métodos mais comuns e mais utilizados.

1- Inscrição em massa

Esse tipo de inscrição é feita pelo administrador da plataforma, a partir dos dados básicos do aluno é possível criar perfis dos usuários e inscreve-los automaticamente em seus respectivos cursos. É necessário saber nome completo, email, o curso em que será inscrito e definir um usuário e senha. Através de um arquivo parametrizado e organizado com estes dados de cada é possível inscrever diversos alunos e professores de uma única vez assim como atualizar os seus perfis.

Leia mais: Como Cadastrar Usuários em Massa

2- Autoinscrição

inscrição no moodle

O próprio aluno pode realizar a sua inscrição na plataforma e em seguida no curso desejado a cursar. Esta permissão exige ser configurada pelo administrador inicialmente.

O usuário deverá preencher um formulário de cadastro incluindo os seus dados pessoais e na sequência poderá escolher entre os cursos disponíveis, qual ele deseja cursar. Nessa forma de cadastro não há intervenção nenhuma do administrador e nem do professor do curso, a inscrição se faz de forma automática pelo aluno.

A autoinscrição é aceita somente para o perfil de aluno. Geralmente, instituições utilizam esta funcionalidade quando se integra o Moodle com sistemas de pagamento, assim o usuário paga o curso que muitas vezes é autoinstrucional (sem mediação de um tutor ou sem formação de turma) e tem acesso automático ao conteúdo sem que haja a intervenção de outra pessoa. Também é utilizado em casos de instituições que disponibilizam cursos de livre acesso gratuitos.

Leia mais: Como Ativar o Autocadastro no Moodle

 

3- Autoinscrição com senha

Esta forma de inscrição permite que o aluno faça o seu próprio cadastro no Moodle, preenchendo os seus dados pessoais como no item anterior, porém para que se inscreva em um curso precisa conhecer a chave de inscrição, ou senha designada àquele curso. É possível utilizar esse método quando se conhece o público do curso desejado a realizar o curso, assim a senha pode ser fornecida por email ou presencialmente, por exemplo.


4- Acesso como visitante

Permitir acesso como visitante no Moodle possibilita que usuários não matriculados possam acessar os conteúdos disponibilizados nos cursos. Para isso o curso precisa estar configurado para aceitar o acesso de visitantes. Os registros ficam gravados em um único tipo de usuário, o visitante, não há como obter dados minuciosos de quantas pessoas entraram com este perfil, mas apenas que houve acesso como visitante.

Para permitir que visitantes acessem a plataforma é preciso que seja configurada essa opção pelo administrador da plataforma.

Também é possível configurar uma senha para visitantes, com essa opção é possível restringir o acesso a quem conhece a senha do curso.

Leia mais: Como Configurar um Curso para Acesso de Visitante


5- Inscrição manual

A inscrição manual, ou seja, inscrever um aluno no Moodle só pode ser realizada pelo administrador ou pelo próprio aluno através do método de autoinscrição. Após esse primeiro cadastro o professor-autor consegue através da página de seu curso visualizar todos os usuários inscritos na plataforma e escolher a partir desta listagem alunos que poderão realizar o seu curso. O professor-autor também consegue designar um usuário com função igual ou inferior a sua no curso, porém é necessário que este esteja também previamente cadastrado na página inicial do Moodle.

Após o cadastro no Moodle é necessário inseri-lo no curso que ele irá cursar,

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3 comentários em “5 formas de inscrição no Moodle

  1. Boa Tarde, antes de mais nada quero parabenizá-los pelo excelente conteúdo compartilhado. Gostaria de saber se há como implementar a auto inscrição com uma senha diferente para cada aluno. A situação é que tenho 40 vagas e gostaria de mandar uma chave de inscrição diferente para cada um dos 40 alunos. Isto porque liberamos algumas vagas para cada setor. Acontece que, eventualmente, um aluno divulga a chave de inscrição para outros colegas que não foram selecionados para o treinamento e estes acabam se inscrevendo e ocupando a vaga destinada a outros setores. Isto cria uma situação constrangedora pois somos obrigado a excluir alguns alunos co curso.

    1. Olá Luigi, obrigada pelo elogio!
      Analisando o seu caso, acredito que até mesmo por ser uma quantidade pequena de alunos, daria para o próprio administrador do Moodle (não sei se você executa esta ação) inscrever os alunos no curso divulgando o login e senha somente para estes 40 alunos.
      Mas caso você opte ainda pela autoinscrição, acredito que você possa configurar de duas formas:
      1- Limitar o número de inscritos no curso para 40 e deixar isso bem claro a todos, somente os 40 primeiros se inscrevem no curso.
      2- Criar 40 grupos e definir uma senha para cada um, o aluno ao se autoinscrever já cai no seu respectivo grupo, então, antes de iniciar o curso você exclui os grupos. Mas isso é um “jeitinho” para solucionar o seu caso. Veja como configurar auto inscrição para grupo neste post http://www.coachead.com.br/como-configurar-autoinscricao-em-um-grupo-no-moodle/

      Depois compartilhe o que preferiu fazer e seu deu certo.
      Abs,
      Adriane

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