Grupos e agrupamentos no Moodle

Hoje vou dar uma dica bem útil que muitas instituições tem utilizado, é a divisão de alunos e professores em grupos dentro do moodle. Vamos verificar as configurações necessárias para separarmos esse alunos.

A primeira configuração que deve ser feita é na Edição do Curso no boco Administração> Editar Configurações. Na opção Grupos selecionar Grupos Separados ou Grupos Visíveis, para configurar que o aluno veja outros os grupos ou não.

Bom, depois do curso criado e todos os alunos inscritos, primeiro vamos acessar o curso em questão e criar os grupos. Lembrando que o professor consegue fazer essas configurações sem necessidade da ação do administrador. Para isso vamos no bloco Administração > Administração do Curso > Usuários > Grupos.

bloco_adminsitracao

Clique em Criar Grupo e atribua o nome desejado, temos que criar pelo menos dois grupos.

Depois clique em Adicionar/Remover usuários, o moodle irá listar todos os alunos inscritos no curso, é só selecionar os alunos desejados e clicar no botão>Acrescentar fazendo a divisão desejada. Além disso é possível escolher que o próprio Moodle crie os grupos automaticamente, para isso é só clicar em Criar Grupos Automaticamente e escolher a quantidade de grupos e a maneira de agrupamento (aleatoriamente, ordem alfabética, etc).

grupos

Também é possível termos dentro do curso professores diferentes para cada grupo. Para configurarmos isso precisamos criar os agrupamentos, então clique na aba Agrupamentos > Criar Agrupamentos designar o nome, por exemplo com o nome do professor e dar OK.

Depois no último ícone que aparece no nome do Agrupamento clicar em Designar Grupos nos Agrupamentos.

agrupamento

Na próxima tela selecionar os grupos desejados e acrescentar ao respectivo agrupamento.

grupos_agrupamento_moodle

Pronto, a configuração está finalizada.

Agora falando pedagogicamente, ao escolher a estrutura de um curso dessa maneira é importante saber que o conteúdo do curso será fixo, engessado, ou seja, qualquer mudança que um dos professores queira fazer, esta influenciará a todos os grupos. É importante analisar bem se os grupos serão uma boa alternativa ao invés de criar outro curso.

Caso tenham alguma dúvida deixem comentários.

Um comentário em “Grupos e agrupamentos no Moodle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *