Estratégia pedagógica de utilização da ferramenta Wiki

Este post tem como objetivo abordar a utilização pedagógica da ferramenta wiki. Tenho visto muitas instituições utilizarem esta ferramenta de maneira incorreta em seus cursos, fazendo com que não se atinja o objetivo na atividade e isso acontece pois muitas vezes falta conhecimento e experiência.

A Wiki é uma ferramenta de produção de texto colaborativa. A proposta de atividade utilizando a wiki deve ficar clara para o aluno. É uma atividade em grupo onde o objetivo principal é que todos criem juntos um único texto. Não é uma atividade que se exige do aluno apenas a resposta de uma questão, a ferramenta para isso é o questionário, e nem que o aluno entregue um texto revisado ao professor, nesse caso deve-se utilizar a ferramenta Tarefa. O objetivo da utilização da wiki é a criação de um texto de autoria de todo o grupo, alguém deve iniciar o texto e os outros participantes devem editar esse texto incluindo outros conteúdos. O aluno deve saber que o texto ali desenvolvido não é somente dele mas de todos, ou seja, todos tem permissão de alterá-lo.

A wiki permite que páginas de conteúdos sejam criadas e linkadas umas às outras, dando a possibilidade de desenvolvimento de infinitas abordagens sobre determinado assunto.

wiki

A ferramenta permite que todo o histórico de edição dos materiais seja mantido, dessa forma o professor consegue saber exatamente as ações de cada aluno naquela atividade.

É importante no enunciado da atividade deixar clara a proposta da atividade para o aluno, ou seja, o que ele deve realizar, assim como a parte técnica, como o aluno deve utilizar a ferramenta para cumprir a atividade.

Posts Relacionados

Um comentário em “Estratégia pedagógica de utilização da ferramenta Wiki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *