Configurando Coortes ou Cohort no Moodle

Cohort, em inglês, ou Coortes, em português, é uma funcionalidade que foi desenvolvida e implementada a partir da versão 2.0 do Moodle.

Esta é uma nova funcionalidade que permite inscrições de usuários no nível global do moodle, ou seja, não está relacionada com um curso específico, mas sim com categorias de cursos. A sua utilização é ideal para casos em que o usuário pode acessar mais de um curso, por exemplo cursos que estão dentro de uma categoria.

Vamos ao exemplo, se tivermos 3 planos (Ouro, Prata e Bronze) com usuários diferentes, e cada um deles pode acessar os cursos relacionados a cada plano, é possível utilizar os cohorts.

Cohort se diferencia de grupos, pois grupos podem ser organizados somente dentro de um curso e está relacionado com acesso às atividades. O cohort é mais abrangente.

Depois de configurar os cohorts, é possível cadastrar usuários no moodle através do arquivo externo por exemplo, assim automaticamente cada usuário irá acessar os seus cursos correspondentes.

Agora que entendemos a sua utilização no Moodle, vou ensinar como configurar o cohort no Moodle.

A primeira configuração que deve ser feita é em

Administração do site > Plugins > Inscrições > Gerenciar Plugins de Inscrição

Verifique se o item Sincronização de Coorte está ativado, caso não esteja ative-o clicando no ícone de “olho”.
   configurando_coorte1

Depois vamos criar os tipos de coortes que queremos configurar, por exemplo, podemos nomear de acordo com os planos Bronze, Prata e Ouro.

Para isso devemos:

1. Criar as categorias de cursos
No meu exemplo criei as categorias Bronze, Prata e Ouro.

2. Criar os cursos
Criei um curso em cada categoria, curso 1, curso 2 e curso 3.

3. Configurar o método de inscrição no curso
Depois do curso criado é preciso mudar o método de inscrição dentro de cada curso, para isso é necessário ir em:

Administração do curso> Usuário >Métodos de Inscrição> Selecionar no dropdown “Adicionar método” a opção “Sincronização de Coorte”.

Na opção Coorte, escolher o Coorte correspondente.
configurando_coorte2
4. Configurar os coortes
Para configurar os coortes clique em cada uma das categorias e depois no Menu Lateral Administração aparecerá o item Coortes. Clique em Coortes e crie uma instância respectiva à sua categoria. No meu exemplo eu criei na Categoria Bronze o coorte Bronze e assim por diante.

configurando_coorte3
5. Associar os alunos aos coortes
Depois da instância criada é o momento de associar os alunos.

configurando_coorte4
Assim que todas as categorias forem criadas é possível automatizar o processo enviando um arquivo externo com a lista de alunos para o Moodle, para isso deve-se seguir os parâmetros:

username,password,firstname,lastname,email,cohort1

Pronto, o aluno poderá agora acessar os seus cursos correspondentes.

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4 comentários em “Configurando Coortes ou Cohort no Moodle

  1. Oi, tudo bom?
    Estou com uma dúvida… Quando eu exporto o arquivo com a lista de alunos, ele não vem com os dados de coortes…
    O problema disso é que se eu exportar a lista e importar ela de novo com atualizações (por exemplo inclusão de novos alunos) ele não vai estar com os coortes.
    Como eu faço para exportar os dados com os coortes?

  2. Olá Patrícia, tudo bem e vc?
    Para ser sincera nunca precisei fazer o processo inverso como você descreve. Quando inscrevo alunos no moodle, guardo a lista em excel que determina a qual curso e coorte ele pertence. Sugiro que você inicie uma lista nova com os dados dos respectivos alunos e assim quando precisar atualizar os alunos sempre utilize esta fonte. Você pode utilizar os filtros download de dados dos alunos inscritos no Moodle em Minha página inicial / ► Administração do site / ► Usuários / ► Contas / ► Ações em lote sobre usuários
    Espero ter ajudado.
    Abs
    Adriane

  3. Olá, tudo bem?

    Em uma plataforma com a configuração de autoinscrição para todos, eu consigo inserir um coorte para determinadas categorias/ Tentei seguindo os passos descritos e não funcionou, acredito que seja devido a essa questão da autoinscrição. Na verdade, preciso criar categorias únicas para diversos clientes externos, de uma forma que as categorias não se comuniquem entre elas. Gostaria, se possível, de uma orientação nesse sentido.

    Obrigada.

    1. Olá Fernanda,
      Realmente o aluno não consegue fazer autoinscrição via cohort. Uma outra possibilidade é utilizar corso meta link onde o aluno se inscreve em um curso (pai) e automaticamente se associa aos outros (filho).

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