Configurações da Lição no moodle

Sempre que lemos um tutorial sobre recursos do moodle vemos as explicações básicas de suas funcionalidades. Acredito que para saber realmente os limites da ferramenta, apenas testando e adaptando seus recursos para algo que imaginamos no real. E foi isso que precisei fazer nesses dias.

Testei todos, ou quase todos os limites da ferramenta, e se esqueci de algum detalhe deixo aqui o espaço aberto para complementação. Bom sabemos que na Lição podemos criar conteúdos e questões página a página, e a barra de navegação nos permite avançar no conteúdo mediante à algum pressuposto anterior.

Por exemplo, numa lição feita por 5 páginas, o aluno pode ver a segunda página somente após ver a primeira ou seguir para a página 3 após responder corretamente a questão da página 2. A Lição permite dar uma nota ao aluno referente as questões criadas dentro dela. Também é possível não ter questões para responder, apenas conteúdo do tipo texto.

Um detalhe interessante é que a Lição pode depender de outra, ou seja, o aluno só vai poder acessar a Lição 2, por exemplo, depois de ter visto o conteúdo da Lição 1. As questões feitas na Lição podem ser do tipo múltipla escolha, verdadeiro ou falso, resposta breve, numérica, associação e dissertação.

Cada questão aparece em uma página, infelizmente não conseguimos mostrar mais de uma questão por página, justamente pelo fato das questões dependerem de outros conteúdos, como expliquei acima.

Elas também exigem resposta correta, dessa forma nos mostra uma pontuação no final que pode ser configurada inicialmente. Esse foi um pouquinho da ferramenta lição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *