Como oferecer cursos a distância

Muitas pessoas me contatam querendo saber como oferecer cursos a distância e não sabem por onde começar nem o que precisam para iniciar o projeto.

Esse artigo é para você que é especialista do conteúdo e quer colocar o seu curso para rodar. Mas, antes de tomar essa iniciativa, recomendo outro artigo para desvendar algumas possíveis crenças sobre Educação a Distância, chamado “O que você precisa saber para oferecer cursos a distância?

Para começar a oferecer cursos online, basicamente você precisará planejar três grandes momentos:

1. Desenvolvimento de conteúdo
Será a base de tudo, sem conteúdo não há curso. Por isso seu conteúdo deve ser diferenciado, planejado, bem amarrado, motivante e aplicado ao dia-a-dia do aluno. Pode ser que você tenha o seu conteúdo muito bem desenvolvido para a educação presencial, porém na educação a distância é diferente, a metodologia é outra. Por isso, você precisará de um profissional capacitado que possa trabalhar o seu conteúdo para esta metodologia. Nesta fase o profissional que poderá lhe auxiliar é o designer instrucional que irá enxergar junto com você o seu curso como um todo.

2. Infraestrutura técnica e pedagógica
Com o seu conteúdo já planejado e desenvolvido, você precisará de uma estrutura técnica que suporte todo o seu material. No caso, você precisará de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que possua ferramentas e possibilite a gestão e interação do aluno com o conteúdo.

Já a infraestrutura pedagógica está ligada com o professor que irá acompanhar o aluno  em todo processo pedagógico ou a escolha de ferramentas corretas para que o aluno consiga estudar sozinho.

Neste momento você precisará escolher um AVA adequado e profissionais que configurem e disponibilizem o seu curso adequadamente.

3. Lançamento e suporte ao aluno e material
Depois de todo o material inserido na plataforma, você terá que estar preparado para imprevistos que possam acontecer durante o curso. Deverá entender bem como o ambiente virtual funciona e quais os possíveis problemas que seu aluno poderá ter, este último só se ganha com experiência. Para resolver isto poderá ter uma equipe que dê suporte técnico ou contratar uma equipe que faça esse trabalho.

Além disso, após a finalização do curso você deverá saber que todo conteúdo é vivo e sempre precisa ser atualizado. Outro ponto importante é a avaliação do projeto, ao final de uma turma a avaliação do curso pelo aluno e pela equipe serão essenciais para a segunda turma, e acredite, você vai querer mudar muita coisa na segunda turma.

O processo de implantação de EAD foi dividido de forma simplificada, mas em cada etapa ainda há certas especificidades. Por isso, é impossível lançar um curso de qualidade em 2 meses, principalmente quando não se conhece exatamente todo o processo.

Como vimos, a implementação de um curso online exige interação e comunicação entre todos os envolvidos.

Por hoje é isso, caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário abaixo ou entre em contato.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *