Como configurar um curso no Moodle 2.6

moodle2.6Novas configurações foram inseridas na versão 2.6 do Moodle. Agora a configuração do curso está muito bem dividida e clara, a organização está dividida em Geral, Descrição, Formato de curso, Aparência, Arquivos e uploads, Acesso como visitante, Grupos e Renomear papel. A configuração ficou bem mais enxuta e intuitiva. Veja a seguir os itens para a configuração:


GERAL

Nome completo: nome do curso

Nome breve: nome que irá aparecer como abreviatura, será sempre visualizado como um link de retorno para a página inicial do curso.

Categoria: relacionado a organização pré-definida de todos os cursos existentes no Moodle

Visível: Mostrar ou Ocultar, permite deixar o curso acessível aos alunos ou não.

Data de Início do curso: data que o curso irá se iniciar.

Número ID do curso: é uma identificação do curso através de um número. Recomenda-se deixar em branco, desta forma haverá uma sequencia lógica de ID.
DESCRIÇÃO

Sumário do Curso: descrição do curso, será visualizado por quem ainda não efetuou a inscrição no curso. Recomenda-se colocar o objetivo do curso, carga horária, público informando ao aluno como o curso está estruturado.

Arquivos de resumo de curso: Arquivos de resumo do curso, tais como imagens, são exibidas na lista de cursos juntamente com o resumo.
FORMATO DE CURSO

Formato: existem 4 principais tipos de formatos de curso.

– Atividade Única: deverá ser configurada uma única atividade para ser exibida como o formato do curso. Pode ser um fórum, a lição, ou mesmo o Scorm.

– Social: o curso será determinado com apenas um fórum geral para os alunos, o curso irá girar em torno de debates através de um fórum social.

– Tópicos: os blocos que compõem o curso irão aparecer com números sequenciais ou títulos customizáveis.

– Semanas: os blocos que compõem o curso irão ser separados por datas semanais a partir da criação do curso

Número de Seções: determina o número de blocos ou semanas, de acordo com a escolha do formato do curso, que conterão curso.

Seções escondidas: blocos ocultados pelos professores/tutores estarão especificados que foram ocultos para os alunos.

Layout do curso: agora é possível separar cada tópico em uma página, criando assim uma navegação linear no conteúdo do curso.
APARÊNCIA

Forçar língua: mudar a língua das ferramentas do curso. Devem ser instalados os idiomas. Ideal para cursos de idiomas.

Forçar tema: determinar um template específico para o curso. (Deve ser configurado na área administrativa para aparecer esta opção, clique aqui para saber mais).

Quantas notícias mostrar: quantidade de notícias mostradas no box da página inicial “Ultimas notícias”, se este estiver ativado.

Mostrar livro de notas aos estudantes: mostrar ou não as notas para os alunos

Mostrar relatório de atividades: mostrar ou não o relatório de acesso e atividades para os alunos
ARQUIVOS E UPLOADS

Tamanho máximo de upload: é possível determinar um limite tamanho de upload de arquivos para professores através da interface do curso no moodle.

Arquivos de curso legados: é um tipo de gerenciamento de arquivos (necessita ser configurado na área administrativa para que esta opção apareça, clique aqui para saber mais.)
ACESSO COMO VISITANTE

Permitir acesso como visitante: Sim ou não, usuários não logados

Senha: Configuração de uma senha de inscrição no curso.
GRUPOS

Modalidade grupo: se configurados grupos no curso é possível que seja configurado para os grupos não se verem ou se verem durante o curso.

Forçar modalidade grupo: se configurado como sim, todas as atividades serão configuradas para funcionarem com a distinção entre grupos.

Agrupamento padrão: deverá ser configurado o grupo anteriormente para escolher o tipo de agrupamento.
RENOMEAR PAPEL

Mudança de nome da função: altera o nome de visualização para o aluno, por exemplo, no moodle um aluno tem um termo padrão de ser chamado por Estudante que pode ser alterar para Aluno nessa função.

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