Como configurar o glossário – Moodle 2.7

Já escrevemos sobre a ferramenta glossário em 2012 para a versão 1.9 do Moodle (clique aqui para ler), porém sem esse post é uma atualização de como configurar a ferramenta. A funcionalidade do Glossário continua sendo a mesma, houveram poucas alterações como vocês podem notar através do post a seguir:

glossario

GERAL
Nome:
Item obrigatório. É o nome da atividade que você está criando, será o link que o aluno irá clicar para acessar o glossário.

Descrição:
Item Obrigatório. Neste item você deve orientar seu  alunos sobre o que se deve realizar na atividade, é o enunciado da atividade.

Selecionar o box para definir o glossário como glossário global:
Se marcado, glossários globais podem ser utilizados em todos os cursos.

Tipo de glossário:
Cada sala pode ter apenas um glossário principal. Você pode ter um glossário principal e outros glossários secundários. O sistema de glossários permite que você exporte itens a partir de qualquer glossário secundário para o glossário principal de sua sala. Para que isso seja possível você deve definir um dos glossários como glossário principal.

ITENS
Aprovação imediata de novos itens: 

Esta configuração permite que o professor defina se novos itens acrescentados pelos estudantes serão automaticamente disponibilizados para todos, ou se é necessária a aprovação do professor para a publicação de cada item.

Se você marcar a opção aprovação imediata de novos itens como negativo, à medida que os participantes postarem os itens, você precisará autorizar cada novo  item. Quando o participante inserir o seu item, você poderá entrar no glossário e visualizar as novas entradas, classificá-las e inserir comentários. Nesse momento, você permitirá a entrada do termo no glossário. Você poderá clicar no sinal de visto para que a entrada seja aprovada. Só depois disso o termo ficará visível para os alunos.

Editar sempre:
Esta opção define se os estudantes são autorizados a editar os seus itens a qualquer momento nos textos ou somente durante um período.

Permitir links repetidos:
Se você habilitar esta opção, poderão ser criados diversos itens com o mesmo nome.

Permitir comentários:
É possível permitir que sejam acrescentados comentários aos itens do glossário. Os professores sempre podem acrescentar comentários aos itens do glossário.

Fazer o link automático dos itens:
Esta opção habilita a criação automática de links que levam aos itens do glossário sempre que as palavras ou frases definidas como itens estiverem presentes nos textos do curso. Isto inclui as mensagens do fórum, materiais do curso, sumários das semanas, diários, etc. Se você não quiser que um texto tenha links, você deve adicionar os tags <nolink> e </nolink> ao redor do texto. Os nomes das categorias também dão origem a links nos textos.

APARÊNCIA

Formato de visualização:
Esta configuração define o modo em que cada item será visualizado no glossário. Os formatos predefinidos são:

  • Completo com Autor: Visualiza os itens com o mesmo formato de um fórum, incluindo os dados do autor; os anexos são mostrados como links.
  • Completo sem Autor: Visualiza os itens com o mesmo formato de um fórum, sem os dados do autor; os anexos são mostrados como links.
  • Contínuo sem autor: Mostra os itens um após o outro sem qualquer tipo de separação além dos ícones de edição.
  • Enciclopédia: Mesmas características do formato ‘Completo com Autor’ mas as imagens anexadas são visualizadas no texto.
  • FAQ: Edita itens como listas de Perguntas Frequentes (FAQ) e anexa as palavras PERGUNTA e RESPOSTA respectivamente ao conceito e à definição.
  • Lista de itens: Lista os conceitos como links.
  • Simples, dicionário simples: Um dicionário convencional com os itens separados; os autores não são indicados e os anexos são mostrados como links.

Nº de itens mostrados em cada página:
Escolha o número de itens que desejará trabalhar em cada página do glossário.

Mostrar alfabeto:
Habilita ou desabilita o menu de navegação por letras do alfabeto.

Mostrar o link ‘TODOS’:
Habilita ou desabilita a navegação de todos os itens de uma só vez.

Mostrar link ‘ESPECIAL’:
Mostrar ‘ESPECIAL’: Habilita ou desabilita o menu de navegação por caracteres especiais tais como @, #, etc.

Permitir versão para impressão:
Pode-se permitir aos estudantes a visualização de uma versão do glossário otimizada para a impressão. Você pode habilitar ou não esta função.

NOTA:
Categoria de nota:
Você pode configurar o glossário para ser avaliado a partir da seleção e/ou criação de escalas de nota criada no gerenciamento de notas.


AVALIAÇÔES

  • Tipo agregado: Define se o glossário será avaliativo ou não.
  • Média das avaliações: A média das notas
  • Contagem das avaliações: O número de itens avaliados geram a nota final. Note que o total não pode exceder a nota máxima para a atividade.
  • Máxima: A melhor avaliação se torna a nota final
  • Mínimo: A pior avaliação se torna a nota final
  • Soma: Todas as notas juntas. Note que o total não pode exceder a nota máxima para a atividade.
  • Nenhuma avaliação: a atividade não aparecerá no livro de notas.

Escala:
Categoria de nota que será atribuída. O Moodle por padrão disponibiliza as opções Ponto e Escala.

Permitir avaliações apenas para os itens com datas neste intervalo:
Definir o período em que o glossário será avaliado.

CONFIGURAÇÕES COMUNS DE MÓDULOS

O resto dos itens são configurações comuns às outras ferramentas/atividades, tais como visibilidade da atividade (olhinhos no módulo) e ID da atividade (sugestão:deixar em branco).

Depois de tudo preenchido, clique em “Salvar e Voltar ao Curso” e comece a inserir os itens no seu glossário clicando em “Adicionar novo item”.

LINKAR TERMOS DO GLOSSÁRIO COM O CONTEÙDO DO CURSO

Se desejar linkar os termos do glossário com o conteúdo do curso, além da configuração que vimos na categoria ITENS é necessário ir até as configurações da Administração da Página Inicial no seguinte caminho:

Página inicial > Administração do site > Plugins > Módulos de atividades > Glossário

No item “Configurações Predefinidas”, marcar a opção “Fazer o link automático dos itens”.
Espero que o post tenha ajudado! Até a próxima”

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *