Como configurar notas no moodle 1.9

A configuração de notas no moodle 1.9 mudou bastante da versão 1.8. Isso tem feito pessoas perderem horas para conseguir entender essa nova configuração.

Fiquei cerca de 2 horas tentando entender, e além disso há pouquissima coisa documentada por ai. Em vista disso vou deixar aqui detalhado como configurá-la, contudo novas dúvidas poderão surgir, mas é assim que conseguimos cada vez aprender algo novo.

Bom, primeiramente é preciso ter as atividades todas criadas no ambiente. Quando entramos no link de notas veremos que todas aquelas atividades estarão listadas lá para nós. É importante deixar tudo bem organizado para não haver confusão, assim os nomes das atividades são importantes.

Então devemos criar todas as categorias que abrangerão suas respectivas atividades. Depois de tudo organizado chegou a hora de criar as fórmulas. Ao lado do link de cada categoria criada, junto dos ícones atualizar e excluir, aparecerá um símbolo de calculadora, clicando nele um campo de cálculo estará disponível para fazermos a fórmula. Nessa fórmula deveremos utilizar os símbolos aritméticos junto do nome de cada atividade ou se preferir é possível criar ID para cada atividade, facilitando a escrita da fórmula.

Vou dar um exemplo, temos 3 atividades valendo cada uma 10 quero a média delas.

Elas se chamam atividade1, atividade2 e atividade 3.

Primeiro vou criar ID para as respectivas atividades.

atividade1=1 atividade2=2 atividade3=3

Depois vou para a fórmula. Cada ID é composto por dois colchetes um abrindo e outro fechando. Agora terei que somar as 3 e dividir por 3.

Ficando assim:

= ([[1]]+[[2]]+[[3]])/3

É basicamente essa a fórmula, é preciso adaptá-la conforme o caso de cada atividade, o peso também entra nessa questão onde é necessário multiplicar cada item pela porcentagem referente ao peso de cada nota.

Automaticamente é criada uma categoria de Total do Curso, dentro dela podemos somar todas as notas e fazer a média final do aluno, sempre usando as fórmulas.

Nessa versão do moodle podemos alterar as notas independentes da nota da atividade do aluno, isso torna as notas menos automáticas, dando uma flexibilidade maior para o professor.

Simples?

É isso aí, qualquer dúvida deixem seus comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *