Como atualizar o Moodle em 11 passos

O post de hoje é uma dica para você que quer atualizar o Moodle para uma versão superior.

ATENÇÃO: Lembrando que caso seja a primeira vez que você atualiza o Moodle é aconselhável utilizar um ambiente teste onde não há riscos de perdas de dados. Não faça isso sem ter um backup completo de todos os materiais do seu Moodle para caso algo dê errado. Também é importante que você deixe o seu ambiente em modo manutenção enquanto executa esse processo para que nenhum usuário acesse o ambiente.

Então vamos lá, seguindo o passo a passo:

1.Faça o backup dos arquivos

2.Deixe a plataforma em “Modo de Manutenção”

3. Baixe todos os blocos, temas e módulos utilizados

Antes de iniciar tenha uma atenção inicial a este item. Verifique todos os plugins e complementos que foram instalados no seu Moodle atual, já que nem todos esses complementos podem tem compatibilidade com a nova versão. Certifique-se se o template desenvolvido irá funcionar também. 

E então salve em um diretório todos estes blocos, módulos e o template utilizado.

4. Baixe o arquivo config.php do Moodle utilizado e guarde

Este é o passo mais importante, baixar da raiz do Moodle o arquivo config.php e guardar. Neste arquivo estão todos os dados que faz acesso ao banco de dados e também dá acesso à conta master no Moodle, o admin principal.

5. Baixe a versão atualizada do Moodle

Baixe na comunidade Moodle.org a versão desejada do Moodle.

6. Envie o pacote compactado ao servidor

Envie a nova versão compactada do Moodle para o servidor via ftp.

7. Descompacte o arquivo e substitua tudo

Depois de terminado o envio, descompacte o Moodle. Todos os arquivos serão sobrescritos.

8. Localize o antigo arquivo config.php

Envie o arquivo config.php da plataforma antiga que você guardou via ftp, substituindo o que está na nova versão da plataforma Moodle.

9. Acesse o seu Moodle

Acesse a área de avisos do seu Moodle através do navegador. Se nada der errado, aparecerá uma mensagem que você estará atualizando a plataforma, você deverá clicar em prosseguir para confirmar.

10. Siga os passos do Moodle para a atualização

11. Instale as funcionalidades complementares

Agora que seu Moodle está atualizado, recupere aqueles complementos extras e envie-os novamente à plataforma. Caso a versão dos plugins não seja compatível, será necessário buscar na comunidade Moodle. Se você tiver feito alguma customização, deverá realizá-la novamente, isso vale para o template também. Caso todas os complementos sejam compatíveis com a nova versão do Moodle, então é só enviar as pastas de arquivos para os respectivas pastas e instalá-los através da área de Avisos, o processo é o mesmo de estar instalando um novo plugin.

São vários passos, porém com atenção e entendendo bem como a plataforma funciona é simples.

Caso não tenha confiança suficiente para atualizar o Moodle, entre em contato conosco que faremos este trabalho para você.

Obrigada e até a próxima dica!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *