Como considerar nota zero a notas não atribuídas no Moodle

Neste artigo vamos falar de um problema que encontrei recentemente em um projeto com o Moodle. O relatório de notas, por padrão, não considerava notas não atribuídas como nota zero na média do aluno. E com isso o aluno que não realizava algumas atividades e realizava outras com boas notas ficava com média superior a muitos alunos que realizaram todas as atividades. Acontecendo até de ter casos de alunos terem emitido o certificado sem ter realizado todas as atividades. 

O pouco entendimento da plataforma e a falta de acompanhamento do curso de perto, acaba levando a erros gigantescos como este, pois a partir do momento que o aluno emitiu o certificado não há mais volta. O erro tem que ser incorporado no processo esquecendo quem emitiu certificado e focando na próxima oferta de curso.

Já falamos aqui algumas vezes sobre o gerenciamento de notas do Moodle que é bem completo e mostra automaticamente todas as notas configuradas no curso para o aluno como se fosse um boletim. E nas últimas versões do Moodle esse boletim ficou desvinculado do curso e vinculado ao aluno, ou seja, mesmo que o aluno faça diversos cursos ele terá apenas um boletim.

Mas tentando entender como o sistema estava operando, conseguimos reverter a situação e assim configuramos para que o relatório de notas entendesse a nota não atribuída como nota Zero. Queremos compartilhar com você esta solução.

Configuração

Para configurar que o sistema entenda notas não atribuídas por Zero devemos fazer as seguintes configurações:

Com a senha de administrador, acessar o bloco Administração em seguida em:

Administração do Site > Notas > Configurações de Categorias de Notas

  1. Na opção Agregação escolher a opção “Média Ponderada Simples das Notas”
  2. Na opção “Agregar somente notas dadas” escolher “Não”
  3. Ticar as opções Forçar e Avançado, conforme mostra a imagem:

notas não atribuídas como nota zero na média do aluno

 

Pronto, agora o sistema de notas deve considerar as notas não atribuídas como Zero. Faça um teste com um aluno teste ou some e divida as notas de algum aluno para verificar se deu certo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *