Como cadastrar usuários em massa no Moodle

O moodle permite que o próprio aluno cadastre-se em seu próprio curso, porém muitas vezes em cursos totalmente a distância torna-se mais correto os alunos já estarem cadastrados e apenas receber seus dados de acesso no email. Quando o curso ocorre desta forma, o cadastro de alunos passa a ser responsabilidade do administrador do moodle , assim quando se tem uma grande quantidade de alunos para inscrever é inviável cadastrar um a um.

O moodle dá a possibilidade de cadastrarmos essa grande quantidade através de uma lista de arquivo externa. O processo é simples, porém exige atenção. Em um arquivo txt coloque a seguinte linha que servirá de guia para os dados dos usuários:

username,password,firstname,lastname,email,course1

A partir dessa linha os dados dos usuários virá abaixo seguido de vírgulas, se elas não estiverem no lugar certo não ocorre a inscrição. Lembrando que essa função cadastra apenas estudantes em um único curso, para cadastro dos alunos em mais de um curso deve-se apenas acrescentar o número de cursos seguido de vírgula ao lado de course1 para course2, course3 etc.

Depois de criado esse txt, deve-se apenas ir até Usuários, Contas, Carregar Lista de Usuários, procurar o txt salvo na máquina, escolher no delimitador CSV o símbolo da vírgula e configurar quantas colunas necessárias para a exibição dos cadastrados. Pronto, a próxima tela virá com algumas configurações familiares, depois de configurá-las deve-se seguir para os próximos passos.

2 comentários em “Como cadastrar usuários em massa no Moodle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *